Faculdade Arnaldo

Faculdade Arnaldo » Centro de Valores » Centro de valores

Centro de valores

O Centro de Valores é um serviço criado pela Faculdade de Ciências Gerenciais Arnaldo Janssen e pela Faculdade de Direito Arnaldo Janssen, que objetiva criar, conservar, estimular e fortalecer a espiritualidade, o zelo e os princípios da ética e da cidadania entre todos os seus membros (professores, estudantes e funcionários).

Código de Ética

Programação

Coordenador

Prof. Luciano Gomes dos Santos
 

Projetos

Atendimento Personalizado

O Centro de Valores realiza atendimento personalizado a toda comunidade acadêmica como parte de sua missão, visando a acolher o outro e ajudá-lo em sua caminhada existencial, considerando sua personalidade, conflitos, medos e desafios do cotidiano.

Café Filosófico

O Café Filosófico é um evento realizado com as turmas de Filosofia dos cursos de Administração e Direito. O objetivo é refletir temas da condição humana da sociedade atual à luz da tradição filosófica. Essa atividade tem o objetivo de despertar nos discentes a importância do saber filosófico para as formações crítica, argumentativa, ética e cidadã.

Campanha da Fraternidade

Temo como propósito refletir, no meio acadêmico, as propostas da Campanha da Fraternidade lançada a cada ano pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O projeto visa a despertar na comunidade acadêmica o espírito de solidariedade e de cidadania em vista do compromisso com a transformação da realidade social brasileira.

Círculo de Leitura

Promove o hábito da leitura de forma geral no ambiente acadêmico por meio de obras literárias ou textos de autores brasileiros e estrangeiros, visando à compreensão, ao debate e à aplicação do estudo na formação profissional e no âmbito pessoal. A leitura fortalece o conhecimento e contribuem para a busca de sentido para a existência.

Catequese

O Centro de Valores oferece o serviço de pastoral catequética no ambiente universitário, cujo objetivo é proporcionar a preparação catequética (Batismo, Eucaristia e Crisma) à comunidade acadêmica como parte da missão verbita, ou seja, o anúncio do Reino de Deus e a acolhida na comunidade cristã.

Celebração da Vida

O Centro de Valores realiza encontro semestral com as discentes gestantes. Com isso, procura-se acolher as mães e celebrar a vida em processo de gestação, valorizando a maternidade, o direito à vida e a dignidade da mulher.

Espiritualidade

Oferece aos universitários, professores e funcionários a oportunidade de reflexão e cultivo da espiritualidade como dimensão imanente da pessoa. A espiritualidade é uma das fontes primordiais de inspiração do novo, de esperança alvissareira, de geração de um sentido pleno e de capacidade de autotranscendência do ser humano.

Feira de Humanidades e Religiões

Essa feira tem como alvo o resgate da dignidade do homem perante o reducionismo antropológico numa sociedade de contradições. A Feira de Humanidades visa manter, no espaço acadêmico, a reflexão antropológica, que busca, por meio da pesquisa e da discussão, da promoção de conferências e das exposições de trabalhos dos discentes e docentes para as comunidades interna e externa, referentes às temáticas jurídicas, sociais, filosóficas, culturais, éticas e religiosas:

  • criar oportunidades para a realização de trabalhos interdisciplinar, visando à interação entre discentes e docentes.
  • conduzir o estudo do espaço “sala de aula” e biblioteca para o espaço público, por meio de apresentações e exposições dos trabalhos conforme as temáticas estudadas.
  • destacar o Direito como princípio fundamental e legítimo em defesa da vida humana em múltiplos aspectos.

Fórum: amigos da sabedoria

O objetivo geral é abrir o espaço acadêmico para a pesquisa filosófica na abordagem de temas que constam na pauta hodierna, numa perspectiva interdisciplinar segundo a demanda da sociedade nos seus variados seguimentos.

Objetivos específicos:

  • Resgatar o espaço acadêmico como lugar da pesquisa e do debate de temas que se relacionam com as principais preocupações do ser humano pós-moderno imerso numa sociedade que se transforma abruptamente.
  • Apresentar os vínculos da filosofia com o direito e com as múltiplas dimensões do ser humano.
  • Despertar nos alunos o interesse pela pesquisa filosófica que se apresenta a partir da profunda reflexão do ser humano diante dos desafios enfrentados pela história moderna e pós-moderna.
  • Iluminar os anseios antropológicos oriundos da subjetividade, partindo de uma abordagem da profunda humanização da pessoa em detrimento da angústia provocada pelo individualismo e pela transitoriedade dos recursos intimistas.
  • Abordar com acuidade a ideologia do neoliberalismo, como sistema econômico-político-socialcultural hegemônico, e suas implicações na vida do cidadão, revelando os efeitos da globalização e dos megablocos econômicos com suas consequências para o mercado.
  • Apontar perspectivas de mercado, numa dimensão eticamente correta, para os novos profissionais de diversas áreas acadêmicas, no intuito de favorecer seu ingresso na comunidade, na perspectiva do trabalho remunerado ou do trabalho voluntário.
  • Transcender toda tendência individualista e intimista, sinalizando para as realidades comunitária e social como espaços axiológicos da humanidade, na busca de novos paradigmas éticos para a pós-modernidade, iluminados pela genuína tradição cristã.

 

Grupo de Oração

O Centro de Valores promove a prática da oração no meio acadêmico, respeitando, porém, todas as opções religiosas. O Grupo de Oração é ecumênico e está aberto a todos os interessados em formar um só coração e uma só alma, com vistas ao fortalecimento da espiritualidade.

Relaxamento e Integração Interior

O homem moderno vive uma vida estressante, devido às inúmeras pressões sociais que sofre. Assim, é fundamental parar para refletir sobre si mesmo, ou seja, parar para refletir sobre o significado de sua própria existência. Está comprovado que o relaxamento possibilita um maior rendimento no processo ensino/aprendizagem. Após a jornada de trabalho, a prática da meditação fortalece a dimensão psicológica, preparando as pessoas para lidar com os desafios da vida cotidiana. O relaxamento é caminho para a paz interior, a alegria e a criatividade.

Objetivo geral

Oferecer aos alunos, professores e funcionários sessões de relaxamento, buscando a integração do interior e o equilíbrio psicológico frente aos desafios da vida cotidiana.

Objetivos específicos

  • Possibilitar aos alunos, professores e funcionários a recomposição de suas energias, harmonizando suas emoções após as tensões provocados pela vida moderna nas grandes cidades.
  • Estimular a autorreflexão.
  • Preparar o aluno para que ele consiga sintonizar-se com o processo ensino/aprendizagem após a jornada de trabalho que antecede o estudo noturno.

 

Sexta Cultural

O objetivo é proporcionar, no espaço acadêmico, o incentivo à cultura por parte da comunidade acadêmica com apresentações artísticas como música, teatro, danças, exposições culturais e apresentações da comunidade local.

Atendimento

I - Centro de Valores (8 horas):

Terça-feira: 17:30hs às 19h.

Quarta-feira: 14hs às 16hs – 18hs às 20h30min

Quinta-feira: 17hs às 19h.

Sexta-Feira: 18h ás 19h.

II – CPA (2horas)

Quarta-feira: 16hs às 18hs.

 

Local de Funcionamento: Centro de Valores – sala 18, no subsolo.

 

Prof. Luciano Gomes dos Santos

e-mails:

(1) centrodevalores@faculdadearnaldo.edu.br

(2) luguago@ig.com.br

Telefones: 3524-5164 / 99182-9492

 

“Se não formos uma só alma e um só coração a obra não prosperará”

Santo Arnaldo Janssen

Fundador da Congregação do Verbo Divino

 

Fotos
faculdadearnaldo