Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Ciências Contábeis ou Gestão Financeira: qual é o melhor curso para mim?

Artigo

Ciências Contábeis ou Gestão Financeira: qual é o melhor curso para mim?

O interesse por uma área profissional pode trazer dúvidas sobre qual curso escolher, afinal, é possível encontrar diversas opções relacionadas. Algumas pessoas ficam divididas quanto aos cursos de Ciências Contábeis ou Gestão Financeira, por exemplo, que podem ser confundidos por abordarem assuntos semelhantes.

Esse tipo de confusão é bastante normal, pois o interesse pela área indica que o estudante pode escolher qualquer uma das opções. Para que a decisão seja mais acertada, é interessante conhecer as peculiaridades de cada um, entender quais são as diferenças e as oportunidades que o mercado de trabalho oferece em cada alternativa.

Pensando nisso, mostraremos as principais diferenças entre os cursos e traremos informações sobre cada opção, entregando dados para que você escolha Ciências Contábeis ou Gestão Financeira. Continue a leitura!

Confira as principais diferenças entre Ciências Contábeis e Gestão Financeira

Ciências Contábeis e Gestão Financeira são conceitos distintos que apresentam diferenças que são relevantes para quem deseja atuar nesse mercado. As duas áreas são complementares, mas entender no que se diferem é essencial para escolher qual delas é a mais apropriada para o seu futuro.

A Contabilidade pode ser entendida como uma ferramenta para uma boa Gestão Financeira. Esse setor oferece os dados necessários para realizar a avaliação de desempenho de uma organização, por exemplo. Sendo assim, esse profissional é essencial para que qualquer empresa funcione de forma organizada e dentro da lei.

O contador precisa executar determinados serviços, como balanço patrimonial, caixa, movimentação de ativos e passivos, entre outros. Desse modo, ele trabalha junto ao gestor, gerando as informações para que a corporação saiba como está a sua situação em cada momento e tenha dados para tomar decisões.

Por outro lado, a Gestão Financeira se preocupa com o capital monetário da empresa e com o desenvolvimento do pensamento estratégico, seja qual for a abordagem. O objetivo dessa área é que o resultado da organização seja positivo.

Sendo assim, o gestor financeiro acompanha diretamente o dinheiro da companhia, com o objetivo de controlar os fluxos e dar sustentabilidade. Esse profissional tem uma relação interdisciplinar com outros setores da organização, criando estratégias para que a organização seja sólida.

Conheça a área de Ciências Contábeis

A área de Ciências Contábeis apresenta diversas oportunidades para os formados. Conheça mais sobre ela!

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o contador é bastante diversificado, oferecendo oportunidades que permitem a atuação em funções diferenciadas. Ele pode atuar em empresas de todos os portes e em diversos setores, já que a sua função se faz útil nas organizações, que costumam contar com departamentos de contabilidade.

O profissional da área ainda pode trabalhar de forma autônoma, prestando serviços para empresas, instituições ou até mesmo pessoas. Seja qual for a escolha, a empregabilidade costuma ser alta, devido à necessidade do acompanhamento contábil em qualquer organização.

Áreas de atuação

Quem é formado nesse curso pode atuar em diferentes funções. Veja alguns exemplos:

  • analista contábil: cuida dos levantamentos, da avaliação e da orientação dentro da empresa;
  • analista fiscal: preocupa-se com a parte de encargos e de tributos;
  • analista de departamento de pessoal: é responsável pela folha de pagamento e pelo ingresso e pela saída de colaboradores;
  • auditor: avalia a conformidade das práticas empresariais com normas e padrões contábeis.

Principais disciplinas

O aluno de Ciências Contábeis aprende conceitos gerais da área de exatas, como Matemática Financeira, Economia e Administração Financeira e Orçamentária na primeira parte do curso. Na sequência, ele passa por disciplinas mais específicas, como Contabilidade Aplicada, Controladoria, Análise Econômica e Empreendedorismo.

O curso ainda conta com matérias mais gerais, como Filosofia, Ética Profissional, Psicologia Organizacional e Legislação Social e Trabalhista. O objetivo é formar um profissional completo, capaz de dialogar com diversos setores e conhecimentos.

Conheça a área de Gestão Financeira

A área de Gestão Financeira também oferece boas oportunidades para os formados. Conheça mais sobre ela!

Mercado de trabalho

O papel do gestor financeiro é muito importante para o crescimento e para a estabilidade de empresas de todos os portes e de diversos setores, o que não limita as oportunidades. Esse profissional é responsável pelo controle dos gastos da organização, pelo acompanhamento do fluxo de caixa, pela identificação dos melhores investimentos e pela busca de novas estratégias financeiras.

Ele é ainda mais valorizado em momentos de instabilidade econômica, por exemplo, durante uma crise ou na recuperação econômica de um país. Isso acontece porque ele é capaz de planejar bem as finanças, aplicar os recursos em investimentos rentáveis e elaborar orçamentos detalhados, contribuindo para o sucesso da organização.

Áreas de atuação

Quem escolhe essa profissão tem diversas áreas de atuação como opções para o futuro profissional. Confira algumas das alternativas possíveis:

  • gerente financeiro: é responsável por planejar e ordenar as ações de controladoria de uma empresa;
  • consultor financeiro: faz o mapeamento das finanças do negócio e orienta a companhia sobre qual deve ser o destino de cada parte da renda;
  • analista de mercado financeiro: é o responsável por identificar as melhores oportunidades de investimento;
  • auditor: fiscaliza se a empresa está legalizada perante a Receita Federal e os demais órgãos públicos.

Principais disciplinas

As disciplinas do curso preparam os formandos para a atuação em empresas privadas e públicas de todos os portes. Os alunos aprendem matérias vitais para o sucesso na profissão, como Planejamento e Orçamento, Contabilidade, Controle de Caixa e Análise Econômica.

Como a área de investimento é importante para o sucesso, também fazem parte da grade curricular disciplinas que facilitam a compreensão do mercado, como Estatística, Matemática Financeira e Finanças Internacionais. Há, ainda, aulas sobre o mercado de ações, o comportamento organizacional e a Legislação Tributária.

Neste artigo, mostramos as principais informações para quem deseja escolher Ciências Contábeis ou Gestão Financeira como futuro profissional. Independentemente da escolha do curso, no entanto, é de grande importância realizar uma graduação em uma instituição de ensino superior de qualidade.

Portanto, é essencial conhecer o corpo docente, a reputação da instituição e a capacidade de colocar os formados no mercado de trabalho, garantindo uma carreira promissora.

Gostou de conhecer mais informações sobre Ciências Contábeis ou Gestão Financeira? Então, aproveite para entrar em contato conosco e confira as vantagens que a Faculdade Arnaldo oferece para quem deseja seguir essas carreiras!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.