Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Cursos tecnólogos e de gestão: quais são os principais?

Artigo

Cursos tecnólogos e de gestão: quais são os principais?

A formação profissional é fundamental para o sucesso na carreira. Por isso, existem diversos estilos de graduação com diferentes propósitos e metodologias. Os tecnólogos e cursos de gestão, por exemplo, são uma alternativa aos estudantes que desejam qualificação para se destacar no mercado de trabalho.

Trata-se de uma ótima oportunidade para quem busca uma formação mais rápida, pois os tecnólogos são cursos com menor duração. Além disso, mesmo com carga inferior aos bacharelados, essa opção traz o conhecimento necessário para o profissional, focando nas habilidades práticas de cada profissão.

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre os cursos tecnólogos e de gestão, analisando algumas alternativas oferecidas no mercado. Acompanhe a leitura!

Conheça mais sobre os tecnólogos e cursos de gestão

Para que você entenda mais sobre o assunto, vamos apresentar como os tecnólogos e cursos de gestão funcionam, quando eles são indicados e os benefícios que eles oferecem.

Funcionamento

Os cursos tecnólogos têm duração média de 2 anos, diferentemente dos bacharelados, que costumam durar 4 anos. Ainda assim, eles são reconhecidos como uma formação em nível superior. A principal diferença é o que o primeiro é focado em disciplinas específicas da área proposta, enquanto o segundo engloba uma diversidade maior de assuntos.

Indicação

A graduação tecnológica é indicada para dois grupos principais. O primeiro reúne pessoas que já têm um foco definido de carreira e querem atuar em algum setor específico dentro do mercado de trabalho. O segundo é formado por profissionais já atuantes em determinada área e que desejam expandir seus conhecimentos ou ocupar cargos que exijam nível superior.

Mesmo não oferecendo a diversidade de estudos de um bacharelado, o tecnólogo traz mais aprofundamento em áreas de trabalho específicas, proporcionando mais experiência e capacidade ao profissional para executar sua função. Sendo assim, ele é mais completo do que o curso técnico, que não explora com mais tempo os conteúdos e pesquisas.

Benefícios

Os cursos tecnólogos e de gestão trazem alguns benefícios para os estudantes. O primeiro deles é a curta duração, que possibilita a formação em nível superior rapidamente e facilita a entrada no mercado de trabalho.

O enfoque no conhecimento prático é outra vantagem interessante. Alguns cursos trazem muito conhecimento teórico para os estudantes, mas são mais fracos na parte prática. Desse modo, quem deseja uma atuação direta, pode escolher a formação que seja mais focada nas atividades cotidianas da profissão.

Eles estão alinhados às demandas do mercado de trabalho, pois são de curta duração e têm como foco a empregabilidade dos estudantes. Desse modo, a pessoa estará preparada rapidamente para assumir sua função, entregando as habilidades e capacidades exigidas.

Além disso, por serem mais curtos, também são uma boa alternativa para quem está com o orçamento apertado, porque o menor tempo de estudo ajuda a colocar o profissional rapidamente no mercado, sendo mais fácil financiar a formação.

Confira algumas opções de cursos oferecidos

Como vimos, os tecnólogos e cursos de gestão são uma excelente oportunidade de estudo e contribuem para formar profissionais capacitados. Vamos conhecer algumas opções oferecidas pelo mercado!

Gestão Hospitalar

O curso de Gestão Hospitalar tem o objetivo de inserir o estudante em áreas relacionadas ao gerenciamento de instituições de saúde. Aumentar o nível de especialização para gerenciar o setor de assistência e da saúde é uma necessidade de diversas instituições públicas e particulares.

Além das matérias de gestão, o curso oferece disciplinas profissionalizantes que incluem consultoria, análise e estudos de prestações de serviços e planejamento financeiro, orçamentário e operacional. O profissional pode atuar em hospitais, clínicas, laboratórios, entre outras alternativas.

Gestão Pública

O curso em Gestão Pública foca no desenvolvimento de competências compatíveis às exigidas pelo mercado de trabalho. Há um grande número de entidades públicas, surgindo também, a necessidade de formação de gestores competentes para administrá-las com qualidade.

O profissional dessa área é responsável por diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da administração pública. Ele planeja e supervisiona projetos e programas públicos, aplica metodologias inovadoras de gestão, entre outras atribuições.

Marketing

O crescimento da internet e dos recursos tecnológicos torna o curso de Marketing uma excelente opção de estudo. Ele prepara o profissional para atuar em inúmeras frentes de trabalho, aproveitando as oportunidades desse mercado.

O profissional que atua nessa área precisa dominar as estratégias de vendas e atração de novos clientes. Portanto, são estudadas técnicas variadas de publicidade, assim como conhecimento atual sobre as novas mídias e tecnologias.

Além disso, é preciso ter habilidade para se comunicar com o público e criar relacionamentos com consumidores, aumentando o poder de venda da empresa e possibilitando novos negócios.

Logística

O curso em Logística oferece uma qualificação de excelência, baseada em diversas atividades do setor. O estudante aprende a lidar com otimização dos processos, gerência de insumos, transporte, entre outros aspectos.

Desse modo, ele será capaz de administrar as operações e os processos logísticos, promover a segurança das pessoas, além de articular e atender clientes, fornecedores, parceiros e demais agentes da cadeia de suprimentos.

Os formados nessa área podem procurar emprego de nível superior em diferentes ramos, sendo uma alternativa que oferece alta empregabilidade. Entre as opções mais comuns estão em empresas de transporte, grandes indústrias e comércio.

Comércio Exterior

O curso em Comércio Exterior tem o objetivo de habilitar o profissional para compreender a inserção de empresas e do país na área. As possibilidades de atuação são variadas, sendo que os escritórios comerciais, as empresas internacionais e as alfândegas estão entre as mais comuns.

Durante o curso, os estudantes aprendem a explorar mercados internacionais e entender o processo dos trâmites de exportação e importação. É preciso, por exemplo, conhecer sobre legislação internacional, gestão de operações, aduanas, tributos, fiscalização, transporte, entre outros aspectos.

Neste artigo, vimos como funcionam os cursos de gestão e tecnólogos e as boas oportunidades de formação que eles oferecem. É importante ressaltar que para aproveitá-los da melhor maneira, é preciso encontrar uma instituição de qualidade, reconhecida no mercado de trabalho, com corpo docente capacitado e, principalmente, com expertise na área de cada curso.

Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato conosco e aproveite as oportunidades que a Faculdade Arnaldo oferece!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.