Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Descubra como conseguir experiência profissional na área que deseja

Artigo

Descubra como conseguir experiência profissional na área que deseja

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, não bastando apenas ter uma formação de qualidade para conseguir uma vaga no segmento desejado. Portanto, conseguir experiência na área é um bom modo de melhorar o currículo e se tornar um profissional atraente para as empresas.

Além de procurar outras vivências, é importante valorizar as práticas que você já adquiriu. Dessa forma, ao buscar outras oportunidades, é interessante procurar o desenvolvimento de novas habilidades e competências, diversificando o currículo e se tornando um candidato mais completo.

Neste post, vamos entender a importância de ter um bom currículo e trazer dicas sobre como conseguir mais experiência na área que você escolheu para sua carreira. Continue a leitura e saiba mais!

Entenda a importância da experiência profissional

O conhecimento e a graduação adequada são dois aspectos fundamentais para encontrar um espaço no mercado de trabalho. Entretanto, essas qualificações não são suficientes ao conquistar uma vaga, visto que a maioria das empresas exige experiência na área para contratar.

Isso acontece porque essa prática indica que o candidato sabe lidar com as pressões de determinado cargo, por exemplo, com o trabalho em equipe e outras competências relacionadas ao emprego. Portanto, ter experiência na área é essencial a quem deseja se destacar e conseguir uma recolocação relevante no mercado.

Um bom currículo hoje é formado de qualificação técnica e prática, ou seja, formação na área e experiências profissionais. A soma desses fatores é crucial para gerar novas oportunidades de trabalho, melhorar os ganhos financeiros e, claro, para a sua satisfação profissional e crescimento na carreira.

Agora, precisamos ressaltar que é muito difícil crescer quando não se busca evolução pessoal e novas habilidades. Profissionais acomodados deixam de se qualificar e perdem espaço para quem está em busca de novas experiências e diferenciais. Então, invista no seu aperfeiçoamento e desenvolvimento, pois, assim, você estará sempre atualizado e preparado, o que é altamente valorizado pelos contratantes atuais.

Confira como conseguir experiência na área profissional

Algumas atitudes contribuem com o aperfeiçoamento das suas habilidades e qualificam o seu currículo. É importante encontrar quais delas se aplicam à sua realidade, traçando um plano para realizá-las. Confira as nossas sugestões!

Monte um portfólio

Uma boa demonstração da sua capacidade é fundamental para demonstrar as qualidades que você já tem, valorizando as experiências adquiridas ao longo do tempo. Para isso, montar um portfólio é a melhor alternativa, pois ele indicará quais foram os trabalhos realizados na área.

Lembre-se de que o portfólio não é a mesma coisa que um currículo, pois ele é mais completo. A grande diferença é que nele são reunidos exemplos práticos da sua atuação, no lugar de apenas mencionar a experiência. Por isso, essa é uma maneira eficiente de mostrar e comprovar seus conhecimentos.

Quando feito de forma organizada e objetiva, o portfólio possibilita novas oportunidades, porque é um modo mais simples de as empresas conhecerem o trabalho, a capacidade e a qualidade de um profissional.

Participe de trabalhos voluntários

As experiências de trabalho voluntário também podem ser avaliadas pelas empresas, podendo ser um grande diferencial aos candidatos. Esse tipo de vivência indica que a pessoa tem comprometimento, interesse real pela área e capacidade de se envolver. Afinal, ela se entrega à ação de corpo e alma, sem interesses financeiros diretos.

Isso pode ser feito por meio de ONGs relacionadas à área de desejo ou que trabalhem algum aspecto relevante para o futuro da sua carreira. Algumas instituições de ensino superior também disponibilizam oportunidades semelhantes, tornando-se uma boa oportunidade de crescimento.

Além de trazer mais experiência prática e facilitar a busca pela vaga desejada, é possível conhecer profissionais e montar uma rede de contatos valiosa — o que ajuda a conseguir um emprego por meio de indicações, por exemplo.

Amplie sua rede de contatos

Por falar da rede de contatos, ela é o famoso networking, importantíssimo para encontrar uma vaga ou recolocação no mercado. Conhecer profissionais experientes e relevantes do seu segmento sempre aumenta a probabilidade de conseguir um emprego e mais experiência na área, já que eles podem indicar você em determinados contextos e oportunidades.

Para ampliar a sua rede de contatos, você pode participar de palestras, seminários, workshops, congressos e outros eventos da sua área de atuação. Nessas ocasiões, é importante conversar com outras pessoas, sem ter vergonha de se apresentar e, se possível, trocar cartões de visita e criar canais de comunicação.

O networking deve ser um hábito. Isso não significa que é necessário ser insistente ou inconveniente, entretanto, é sempre bom nutrir bons relacionamentos, seja com colegas de trabalho, seja com pessoas que você acabou de conhecer. Essas conexões podem mudar o rumo da sua carreira no futuro, portanto, lembre-se de ser uma pessoa cordial e simpática em todos os momentos.

Busque capacitação constante

Mesmo para quem seja formado há algum tempo, continuar se capacitando é fundamental, pois a atualização é um requisito básico de qualquer empresa que busca um novo colaborador. É possível fazer minicursos da sua área que tragam conhecimentos relevantes e contribuam para trazer mais qualificação e preparo, por exemplo.

A internet também dispõe de bastante material para quem deseja se manter atualizado, como vídeos, artigos, e-books e outros materiais interessantes. Saber explorar esses conteúdos traz valor ao seu currículo, além de agregar conhecimentos técnicos e práticos que otimizem a sua experiência na área.

Faça cursos online com aulas práticas

A capacitação constante pode ser otimizada de um jeito mais simples do que muita gente imagina. A oferta de cursos online é cada vez maior, então uma boa alternativa é aproveitar seu tempo livre para incrementar o currículo — priorizando sempre um caminho profissional que faça sentido em termos de especialização, é claro.

Ao buscar esses cursos, dê preferência àqueles que oferecem aulas práticas, para que, ao final, exista mais que um certificado a oferecer nos processos seletivos e recrutamentos. Se ao final das aulas você deve criar um produto, por exemplo, ou entregar um estudo de caso, esse material pode servir como experiência na área em seu currículo.

Desenvolva de projetos na faculdade

Se você ainda está na faculdade, uma grande preocupação é justamente ainda não ter experiência suficiente na sua área. Porém, a fase acadêmica pode ser mais explorada a fim de que tenha algo a colocar no seu currículo. Afinal, um curso superior é formado pelos três pilares: ensino, pesquisa e extensão.

Dessa forma, o estudante de graduação aprende, pesquisa de forma crítica e analítica e aplica seus conhecimentos de forma prática na comunidade, por meio de projetos de extensão que atendem a comunidade externa.

Os projetos que acontecem durante as disciplinas do curso são muito úteis nesse sentido, pois são atividades práticas com orientação profissional qualificada. Assim, por mais que você ainda não tenha uma vaga formalizada no mercado, sua atuação em programas de pesquisa e extensão contam como experiência comprovada.

Procure freelas na sua área

Durante os estudos ou enquanto ainda não surge aquela vaga desejada, também é possível criar experiência na área por meio de trabalhos esporádicos. Os famosos freelas são formas de praticar o que você faz de melhor, e ainda dá para receber por isso.

Atualmente, existem diversas plataformas na internet que conectam profissionais autônomos e clientes, por exemplo. Assim, você pode pesquisar por oportunidades para mostrar o seu trabalho e alimentar o portfólio mencionado na nossa primeira dica.

Também pode acontecer de alguns desses clientes pontuais gostarem do resultado e oferecerem a você uma contratação. Outra vantagem é ampliar sua rede de contatos por meio desses freelas, já que conhecerá mais pessoas e profissionais e, quem sabe, conquistará boas indicações justamente por expor a sua experiência na área.

Invista em uma pós-graduação

Outra atitude importante é investir em um pós-graduação. Esse tipo de curso é mais voltado à qualificação profissional, então, é uma boa oportunidade para quem deseja aperfeiçoar alguma habilidade ou adquirir um novo conhecimento, com a relevância do peso desse diploma na carreira.

É importante, contudo, avaliar qual é o objetivo ao fazer um novo curso, pois a escolha deve considerar sua intenção profissional e a busca por novas experiências. Além disso, verifique se você tem o perfil adequado para essa pós-graduação.

Também é fundamental verificar a qualidade da instituição escolhida. O corpo docente deve ser atualizado e ter experiência de mercado, pois, assim, terá as condições necessárias para auxiliar os alunos a desenvolverem novas habilidades que serão realmente úteis em sua carreira.

Neste post, vimos como a experiência na área é fundamental a quem deseja uma boa vaga no mercado de trabalho. Logo, é preciso buscar atividades e formações que contribuam para qualificar o currículo e que facilitem a conquista de oportunidades melhores de emprego.

O segredo é somar à experiência na área as habilidades técnicas e práticas — conhecidas como soft skills e hard skills —, preenchendo seu currículo de forma estratégica, dinâmica e honesta. Assim, você vai comprovar uma formação completa e relevante, com tudo pronto para enfrentar qualquer tipo de desafio.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e dividir com seus amigos um pouco mais sobre carreira e experiências profissionais!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.