Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

6 vantagens de iniciar uma faculdade no segundo semestre

Artigo

6 vantagens de iniciar uma faculdade no segundo semestre

Se você está pensando em iniciar um curso superior, é bem provável que, em seus planos, ele só comece após as festas de fim de ano, certo? Esse é o caminho mais tradicional para o ingresso em uma graduação. No entanto, é importante considerar a possibilidade de entrar em uma faculdade no segundo semestre.

Muitas pessoas não gostam nem de pensar nessa alternativa, mas a verdade é que não há razão para isso. Os cursos de faculdade no meio do ano são completamente seguros e válidos, representando uma grande oportunidade de o aluno não perder tempo e obter uma série de vantagens.

Neste post, portanto, falaremos sobre esses benefícios e mostraremos que começar a faculdade no segundo semestre não é nenhum bicho de sete cabeças e que, na verdade, pode representar um avanço para os seus estudos e outros aspectos de sua vida. Tudo pronto? Vamos lá!

Todas as faculdades têm turmas no segundo semestre?

Manter cursos de graduação é algo que demanda um grande esforço por parte da instituição de ensino. Afinal, não é nada fácil oferecer o suporte necessário a cada um dos estudantes da turma durante os anos de suas graduações.

Por esse e vários outros motivos, nem sempre é possível encontrar esse tipo de alternativa em todas as instituições. No entanto, quando encontrar uma que ofereça a graduação no meio do ano, fique feliz: você estará diante de uma faculdade comprometida com seus alunos e que busca oferecer a cada um deles o melhor ensino possível.

O período de pandemia vai afetar os vestibulares?

Diante da obrigatoriedade de paralisar as atividades nas instituições de ensino, devido à atual pandemia, inúmeros estudantes demonstram preocupação se os vestibulares continuarão ocorrendo normalmente ou não. Mesmo diante do tempo de incertezas, diversas faculdades já realizaram alterações nas datas dos cronogramas para manter as provas no segundo semestre.

O processo de ingresso tem acontecido, sobretudo, por meio de avaliações online e pela nota que o aluno obteve no Enem. As aulas, da mesma forma, passaram para os ambientes virtuais de aprendizagem, garantindo que os estudantes continuem os estudos e não saiam prejudicados pela interrupção temporária das atividades presenciais.

Existem pontos negativos de iniciar uma faculdade no meio do ano?

Essa é uma pergunta muito simples de ser respondida: não há nenhum ponto negativo no ingresso de um estudante em curso no segundo semestre. Nesses casos, as graduações funcionam exatamente da mesma maneira do que as opções oferecidas no começo do ano letivo.

Há, entre as pessoas, uma ideia de que os cursos do segundo semestre são inferiores. Isso não é uma verdade. Toda a programação pedagógica, a distribuição de disciplinas e o corpo docente continuam o mesmo para as duas alternativas. Por isso, não há motivos para se preocupar.

Quais são as vantagens de começar uma faculdade no segundo semestre?

Temos várias vantagens para quem decide começar um curso de graduação no meio do ano. Vamos conferir quais são elas? Veja a seguir.

1. Não desperdiçar tempo para estudar

Por que deixar para amanhã algo que você pode fazer hoje? Essa é uma frase um tanto quanto clichê, mas certamente se aplica neste contexto. Não há nenhuma razão para postergar a sua graduação, quando é possível começá-la quanto antes.

Por isso, uma das principais vantagens dos cursos de meio de ano está em proporcionar ao aluno — que por qualquer razão não pôde ingressar em sua graduação no primeiro semestre — preciosos seis meses em relação a quem ingressar apenas no ano seguinte.

Esse tempo, no futuro, fará toda a diferença na conquista daquela vaga tão sonhada, essencial para a experiência profissional, ou no começo de uma pós-graduação, por exemplo.

2. Menos gastos com a preparação

Outra vantagem muito importante diz respeito ao aspecto financeiro. Digamos que, por diversas razões, você não conseguiu ingressar no curso desejado no primeiro semestre. Isso pode, para algumas pessoas, significar que outro ano inteiro será dedicado ao curso pré-vestibular.

No caso de graduações do segundo semestre, esse tempo é radicalmente minimizado. Você pode, inclusive, optar por revisar o conteúdo em casa — com ou sem a ajuda de cursinhos online — e conseguir prestar o próximo vestibular sem ter se esquecido de todo o assunto visto no ano anterior.

3. Mensalidades mais baratas

Ainda falando sobre maneiras de economizar — algo que é sempre bem-vindo —, podemos mencionar a existência de mensalidades mais baratas quando falamos sobre os cursos de meio de ano.

Nesse período, é muito comum que as instituições recebam menos alunos, por conta do receio e da falta de informação relativa aos cursos iniciados no segundo semestre. Portanto, as mensalidades costumam cair bastante, sendo uma ótima oportunidade para quem deseja gastar menos.

4. Aumento da oferta de bolsas

Novamente, um tema muito importante se você deseja cursar uma graduação sem gastar muito: bolsas de estudo. A maioria das instituições fornece opções muito atraentes na metade do ano, de modo a atrair mais estudantes para as suas turmas.

Além disso, programas de financiamento estudantil e bolsas do Governo Federal, como ProUni e Fies, também oferecem uma série de vagas para o meio do ano, fazendo com que seja possível adiar ainda mais o pagamento dessas mensalidades ou cobri-las.

5. Menor concorrência para o ingresso

Lembra que falamos sobre a menor busca dos estudantes por cursos no meio do ano em faculdades? Isso também interfere em outro fator fundamental: a diminuição da concorrência nos vestibulares de todo o Brasil.

Nesse momento, muitas pessoas estão olhando para o período letivo seguinte, que começará apenas a partir de fevereiro, e para as provas que são realizadas entre novembro e dezembro. Por isso, há uma maior disponibilidade de vagas e uma menor quantidade de candidatos no páreo por cada uma delas.

6. Mais possibilidades para se planejar

Quando falamos sobre estudar, planejamento é fundamental. Por isso, começar uma faculdade no meio do ano pode ser uma alternativa para quem deseja ganhar um tempo extra para programar a própria vida.

Esse tipo de estratégia permite, por exemplo, comprometer-se com menos matérias no início — a fim de pegar o ritmo da faculdade — e ainda se formar no ano em que pretendia inicialmente. Por isso, é uma boa opção a ser considerada.

7. Melhor orientação educacional

Geralmente, os alunos que iniciam os estudos no ensino superior a partir do segundo semestre contam com uma melhor orientação pedagógica no curso. Isso ocorre porque a quantidade de candidatos no meio do ano tende a ser bem menor do que no início do período letivo, permitindo à gestão educacional oferecer mais atenção a cada estudante.

Mesmo que o vestibular do final do ano seja mais tradicional, não existe nenhum tipo de diferença entre os cursos ofertados em cada semestre. Portanto, os professores, a grade curricular, o tempo de graduação e o diploma são os mesmos. No entanto, é importante destacar que o estudante que opta por entrar no segundo semestre, em vez de esperar o próximo, pode antecipar a entrada no mercado de trabalho.

8. Maior oportunidade de iniciar um estágio

Quem adentra a faculdade no segundo semestre tem, de fato, muito mais chances de conseguir uma oportunidade de trabalho remunerada rapidamente, por meio de estágios não obrigatórios. A experiência é vital para os estudantes que querem vivenciar uma experiência profissional, antes mesmo de finalizar a formação acadêmica.

Os processos de seleção geralmente ocorrem na virada de um semestre para o outro, e grande parte dos empregadores contratam graduandos que estão há, pelo menos, um ano no curso. Assim, pelo fato de você ingressar na instituição de ensino com seis meses de antecedência, será mais fácil conseguir uma oportunidade de emprego e se posicionar à frente dos candidatos que seguem o cronograma tradicional.

Por que é importante optar por uma boa faculdade?

Mesmo que o atual período seja de incertezas e preocupações, optar por uma boa instituição de ensino para estudar no segundo semestre pode fazer toda a diferença na conquista do seu diploma. Isso porque muitas faculdades estão mantendo o cronograma de aulas para não atrasar, nem prejudicar o processo de aprendizagem dos estudantes.

Por isso, é fundamental que você baseie a sua decisão pensando se o curso está devidamente adaptado para ocorrer online e se a instituição tem priorizado a qualidade de seu ensino neste período de adequação.

A Faculdade Arnaldo conta com ferramentas tecnológicas e metodologias inovadoras que viabilizam um processo de aprendizagem eficiente e relevante. Nossos cursos são reconhecidos pela excelência acadêmica, pela formação humanística e, principalmente, pelos resultados alcançados por nossa comunidade, permitindo que o desenvolvimento profissional ocorra de forma integral e valorize a dignidade humana.

Que tal começar a sua faculdade no segundo semestre? Uma graduação no meio de ano pode ser exatamente o que você precisa para dar esse primeiro passo rumo a uma carreira brilhante e bem-sucedida. Por isso, não fique de fora dessa e não perca um tempo precioso para os seus estudos.

A Faculdade Arnaldo também oferece diversos cursos de graduação no meio do ano e tem condições diferenciadas para ajudar o aluno no contexto atual. Para mais informações, confira o nosso vestibular online e amplie o seu conhecimento!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.