Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Home office: saiba como manter a produtividade em casa!

Artigo

Home office: saiba como manter a produtividade em casa!

O trabalho em home office é uma opção interessante, entretanto, manter a produtividade em casa não é uma tarefa fácil. Os desafios são variados, como a organização do tempo, as distrações, a vontade de descansar e, até mesmo, a sobrecarga. Portanto, é importante investir no planejamento e evitar os problemas comuns de quem atua nessa modalidade.

O home office está sendo a realidade de muitas pessoas, principalmente, com o isolamento social provocado pelo COVID-19. A proliferação do vírus fez com que várias empresas liberassem seus colaboradores para trabalhar em casa, visto que nem todos os negócios podem estar abertos.

Diante dessa situação, é importante saber como manter a produtividade. Por isso, explicaremos neste post quais são os principais desafios do home office e de que maneira você pode superá-los. Além disso, traremos algumas dicas de como ser produtivo em casa. Acompanhe a leitura!

Conheça os principais desafios do home office

Trabalhar em casa pode parecer algo fácil ou o sonho de muitas pessoas, sendo que essa adaptabilidade pode ser necessária para os profissionais do futuro. A alternativa realmente traz muitos benefícios, entretanto, os desafios também fazem parte dela. Nem tudo é positivo, pois é uma adaptação a uma nova rotina, que exige habilidades diferentes para os profissionais.

O primeiro desafio é a gestão do tempo. O fato de não ter um horário para chegar ao trabalho transforma bastante o dia a dia. É possível, por exemplo, que você não consiga trabalhar tantas horas quanto no ambiente costumeiro ou que trabalhe ainda mais tempo. Os dois exemplos não são saudáveis, pois o ideal é encontrar o equilíbrio.

Os membros da família também podem prejudicar o rendimento, pois não estão acostumados com você trabalhando de forma remota. Nesse caso, o ideal é conversar com todos os moradores da casa e explicar a situação, demonstrando que o silêncio e o respeito do seu espaço são necessários para que você consiga trabalhar.

Além disso, as distrações são outro vilão do home office. As tentações podem ser variadas, como assistir aquela série preferida, conversar com outras pessoas da residência, tirar cochilos durante o dia, entre outras. É fundamental conseguir evitar cada distração para realizar o que tem que ser feito.

Desse modo, a disciplina e o foco são essenciais para que o home office funcione. É muito difícil render no trabalho em casa quando qualquer acontecimento ou distração faz a pessoa parar. Algumas situações exigem pausa, mas, de modo geral, é fundamental estar focado e só parar nos momentos planejados.

Confira dicas para ser mais produtivo no home office

Para facilitar o seu trabalho em casa, traremos algumas dicas de como ser mais produtivo. Confira nossas sugestões!

Tenha um local adequado

A primeira dica é definir um local adequado para trabalhar. Quem não está acostumado com essa modalidade talvez não tenha um ambiente ideal, como um escritório ou mesa para trabalho. Ainda assim, é necessário escolher um espaço que permita a concentração e que não facilite interrupções.

Trabalhar na sala ou na cozinha pode não ser o ideal, já que esses ambientes são frequentados por outras pessoas e oferecem distrações, como a geladeira e a televisão. A melhor alternativa é escolher um local reservado, arejado e que não tenha movimentação, pois isso contribui para que a concentração aumente.

Defina seus horários

Outro ponto importante é estabelecer um cronograma, ou seja, definir os horários de trabalho. O fato de não estar na empresa não significa que não há um expediente para ser cumprido. Caso haja algum monitoramento por parte da organização, o período será o mesmo.

No caso de mais flexibilidade, é essencial definir o horário de início e de término. Isso impede que você trabalhe mais do que deve e que se perca no meio das novidades que o momento traz. Estabeleça a hora de acordar, as pausas durante o dia, as refeições e outras atividades que serão realizadas.

Faça o planejamento do dia

Além do horário de trabalho, também é necessário planejar todo o seu dia. Nesse planejamento entram todas as obrigações que você tem, como a limpeza da casa, lavar louça, cozinhar, ou qualquer outra atividade.

O trabalho em casa não pode atrapalhar outras áreas da sua vida, portanto, o ideal é equilibrar o tempo entre as atividades profissionais e pessoais. Se você tem filhos, também é importante dedicar um tempo para eles, que também estarão isolados devido ao fechamento das escolas.

Tenha momentos de descanso

A produtividade é importante, mas para que ela aconteça os momentos de descanso são necessários. Um dos erros de quem trabalha de forma remota é não separar momentos para pausas e atividades prazerosas. Trabalhar o dia inteiro sobrecarrega a mente, prejudicando a concentração e o rendimento.

As pausas são essenciais para refrescar as ideias antes de começar uma nova tarefa. Além disso, elas podem ajudar a resolver um problema que você não encontra a solução, pois permite que você enxergue a situação de maneira diferente.

Diminua as distrações

Como falamos, as distrações prejudicam bastante quem está em home office, por isso, é interessante montar uma estratégia para diminuir a ocorrência delas. Se você tem filhos, animais ou colegas de quarto estabeleça limites para eles. As crianças precisam entender que, embora você esteja em casa, aquele é seu local de trabalho.

Além disso, outras atitudes contribuem, como tirar as notificações do celular, não ligar a televisão no ambiente de trabalho e restringir o acesso a outros sites que não estão relacionados ao seu emprego. Muito tempo pode ser perdido com atividades que não agregam nada e atrapalham a produtividade, portanto, defina quais distrações podem ser evitadas e faça o que for necessário para reduzi-las.

Neste post, trouxemos algumas dicas de como aumentar a produtividade no home office. Estamos vivendo um período diferente, que está obrigando várias pessoas a mudar os hábitos e encontrar um modo de trabalhar em casa. Portanto, é fundamental ser organizado e seguir nossas sugestões para manter o seu rendimento e não deixar que as distrações prejudiquem seu trabalho.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receber outros conteúdos relevantes para a sua carreira!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.