Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Como o Hospital Veterinário Universitário auxilia na formação do aluno?

Artigo

Como o Hospital Veterinário Universitário auxilia na formação do aluno?

O Hospital Veterinário Universitário da Faculdade Arnaldo é o maior centro de Belo Horizonte e conta com uma excelente estrutura física, além de profissionais mestres e doutores capacitados nos mais diversos campos da Medicina Veterinária. O local integra modernidade e acessibilidade, além de laboratórios, áreas de internação, consultas, entre outros.

Além de auxiliar os animais, o local também tem o objetivo de fortalecer o aprendizado dos futuros médicos veterinários. No hospital, os estudantes podem se aprofundar nas especialidades do curso e realizar estágios para se aprofundar nos conhecimentos adquiridos em sala de aula ao longo da graduação.

Quer entender o funcionamento e como o Hospital Veterinário Universitário auxilia a carreira dos alunos? Acompanhe a seguir e confira!

Como funciona o Hospital Veterinário Universitário?

O Hospital Veterinário Universitário da Faculdade Arnaldo conta com profissionais qualificados e infraestrutura completa para atender todas as especialidades e procedimentos cirúrgicos. O local também funciona como um centro de formação dos futuros médicos veterinários, que realizam aulas práticas e acompanham a rotina do hospital para experienciar a teoria do curso.

O centro médico ainda realiza atendimentos clínicos e cirúrgicos de animais de pequeno e grande porte, e de animais silvestres. A estrutura é composta por laboratórios, áreas de internação e isolamento, ultrassom, raio-X, vacinação e exames complementares. Além disso, a instituição também conta com algumas parcerias e realiza atendimentos gratuitos para a comunidade da região.

Outro ponto de destaque do Hospital Veterinário Universitário é a prestação de serviços para a recuperação de animais vítimas de maus tratos, resgate e em situação de rua. Atualmente, o hospital atende o público 24 horas por dia e sete dias da semana para ampliar o regime de plantão e realizar atendimentos clínicos, cirúrgicos e internações.

O hospital é, sem dúvidas, um centro de referência para pet shops e clínicas veterinárias de Belo Horizonte e região metropolitana. Os atendimentos são feitos por médicos capacitados e experientes, e por estudantes do curso de Medicina Veterinária que acompanham a rotina dos profissionais. Essa é uma excelente maneira de colocar em prática os conhecimentos que são adquiridos no período da faculdade.

Quais serviços o Hospital Veterinário Universitário oferece?

O Hospital Veterinário Universitário oferece uma série de especialidades e serviços, como ortopedia, clínica geral, oftalmologia, dermatologia, neurologia, oncologia, cardiologia, anestesiologia, cirurgia e diagnósticos por imagem. Além disso, os profissionais também realizam outros tipos de procedimentos em animais de diferentes portes, como:

  • curativos;
  • assistência de parto;
  • enema;
  • eutanásia;
  • lavagem traqueal;
  • transfusão;
  • drenagem de líquidos;
  • piometria;
  • exodontia;
  • imobilização;
  • cistotomia.

Como os cuidados com a saúde dos animais podem custar caro, o Hospital da Faculdade Arnaldo ampliou o acesso aos tratamentos veterinários a toda a comunidade carente ao redor que necessita dos serviços e não pode arcar com o valor do atendimento.

Graças ao apoio voluntário de alunos da Medicina Veterinária, as atividades acabam tendo um baixo custo, o que acaba facilitando o alcance da população aos serviços do Hospital. Com isso, a instituição oferece um atendimento mais ágil, comodidade, estrutura de ponta e profissionais especializados com as mais variadas especialidades para atender a todos os casos.

O médico veterinário conta com diversos campos de atuação promissores para exercer suas funções. O profissional pode atuar, por exemplo, na área clínica de animais domésticos ou silvestres, realizando cirurgias e aplicando tratamentos. Como a concorrência no mercado de trabalho costuma ser competitiva, é importante ter um bom desempenho na faculdade e se aprofundar nas matérias do ciclo básico.

Após a formação será possível atuar em clínicas, hospitais, laboratórios, em pesquisas e na produção de alimentos de origem animal. As atividades da carreira também são amplas e o mercado de trabalho não para de crescer. Para se diferenciar, é fundamental estar sempre atualizado sobre o setor e realizar constantemente cursos de capacitação e especialização para se tornar mais valorizado e, consequentemente, melhor remunerado pelos empregadores.

Como o hospital auxilia a carreira dos futuros veterinários?

Os alunos de Medicina Veterinária que atuam no Hospital da Faculdade Arnaldo têm a chance de vivenciar a rotina hospitalar e de colocar em prática a teoria vista em sala de aula. O estágio pode ser a oportunidade ideal para se aperfeiçoar e conhecer mais de perto as diferentes especialidades médicas em animais.

A capacitação obtida com a experiência também contribui significativamente para o enriquecimento e aprimoramento da formação acadêmica. O ambiente de atuação alia atividades de ensino, extensão e pesquisa, que pode oferecer novos aprendizados e auxiliar no desenvolvimento de habilidades importantes.

De fato, o hospital proporciona um crescimento profissional e pessoal para o futuro médico veterinário que ele não teria, caso se limitasse apenas as aulas de graduação. A possibilidade de colocar os conhecimentos teóricos em prática ajuda a lidar com as tomadas de decisões em momentos de pressão, o que ajuda o aluno a gerenciar seus sentimentos mais facilmente, tornando-o mais flexível.

O Hospital Veterinário Universitário também tem como objetivo fomentar a qualificação dos futuros profissionais. Após a experiência, os graduandos estarão mais preparados para se candidatar às vagas de emprego em clínicas e hospitais. A residência, para além de ser uma maneira de vivenciar o cotidiano da profissão, é uma fase essencial para obter uma formação acadêmica de qualidade e excelência.

Somente com o dia a dia de trabalho é possível despertar habilidades que não acontecem na graduação, como a capacidade de se adaptar às mais diversas situações e contextos. Inclusive, essa é uma maneira de optar por uma especialidade antes de finalizar o curso, em que o recém-formado pode seguir por um caminho que tenha relação com seus interesses e anseios profissionais.

O Hospital Veterinário Universitário é um dos locais de maior aprendizado para os futuros médicos da área. Além de testar o conhecimento visto no ensino superior e ser fundamental para a formação acadêmica, os alunos também têm a chance de conhecer diferentes áreas de atuação da profissão, o que facilita a escolha por um ramo dentro da carreira.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato com a equipe da Faculdade Arnaldo e conheça todas as nossas opções de graduação!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.