Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

O que é metodologia ágil e quais são os seus ganhos?

Artigo

O que é metodologia ágil e quais são os seus ganhos?

Você sabe o que é metodologia ágil? Pois, saiba que o conceito pode ser utilizado em diferentes áreas, sobretudo para alcançar mais organização e ter a possibilidade de otimizar os variados processos que envolvem a gestão de projetos.

Como o próprio nome já indica, a agilidade é um dos pilares deste método, que adota uma série de práticas e valores que ajudam a melhorar tanto a tomada de decisões quanto o desenvolvimento das atividades. Assim, é possível ter um melhor andamento do projeto, pois os colaboradores contarão com ferramentas que permitem maior interação entre a equipe de trabalho.

Pensando nisso, preparamos o post para explicar o conceito de metodologia ágil, suas vantagens e como aplicá-la no dia a dia. Confira a seguir!

Afinal, o que é metodologia ágil?

De forma geral, o conceito de metodologia ágil se baseia na aceleração das etapas e fases do desenvolvimento de um determinado projeto. Assim, ela consiste em um conjunto de práticas que têm o objetivo de permitir entregas mais rápidas e de alta qualidade, considerando as necessidades a serem atingidas.

Inclusive, a padronização dos processos de gerenciamento é um aspecto mais do que desejável nas organizações, justamente por possibilitar a melhoria contínua das operações e demais atividades. Ao englobar orientações e métodos distintos que colaboram para o desenvolvimento de soluções eficazes e dinâmicas, este formato oferece uma série de benefícios.

Além de otimizar os fluxos de trabalho, a metodologia ágil também melhora a produtividade dos projetos e eleva as perspectivas de obtenção de sucesso, independentemente do setor. Assim, é possível realizar entregas de produtos ou serviços em menos tempo, mantendo sempre a colaboração de todas as partes envolvidas.

Isso gera, consequentemente, o aumento da satisfação do público e proporciona uma comunicação mais ativa entre os participantes do projeto. Com isso, os relacionamentos são estreitados entre a equipe, que conta com ferramentas e suporte para a realização de cada etapa de trabalho.

Qual a importância da metodologia ágil para a gestão de projetos?

A ideia geral da metodologia ágil é contar com participantes multidisciplinares e autogeridos, permitindo que cada colaborador seja responsável pelas ações. Dessa maneira, os membros são capazes de assumir decisões e passam a ser fundamentais para atingir melhores resultados.

Portanto, mais do que ferramentas e processos, a boa interação entre os indivíduos é um dos aspectos vitais para que o projeto avance da melhor forma. Assim, o método surge para minimizar riscos e imprevistos, de maneira rápida e eficiente.

A seguir, confira outras vantagens que a metodologia ágil oferece para a gestão de projetos.

Entregas mais rápidas

Geralmente, devido aos projetos serem planejados e testados em intervalos de tempo menores, é possível contar com entregas mais rápidas. Com o decorrer do planejamento, o cronograma também pode ser alterado para atender à priorização de determinadas atividades sobre outras, gerando maior flexibilidade entre a equipe.

Gerenciamento de riscos

Da mesma maneira, a metodologia ágil permite ter uma melhor previsão sobre o gerenciamento de riscos relacionados à aplicação das ações do projeto. Ou seja, fica mais simples evitar custos extras e imprevistos que venham a impactar o andamento das etapas de trabalho.

Além disso, ainda é possível realizar modificações com antecedência em atividades que poderiam prejudicar alguma das fases do planejamento.

Aumento da produtividade

Uma das maiores vantagens que o método oferece às organizações é o aumento da produtividade e o estímulo dos colaboradores envolvidos no projeto. Assim, promover o alinhamento e criar boas expectativas, é fundamental para que todos entendam o valor de cada etapa do cronograma e as responsabilidades individuais, permitindo que os serviços sejam entregues com muito mais qualidade e agilidade.

Mudanças feitas com maior eficiência

Com a redução do tempo de saída de um determinado projeto, as mudanças ocorrem com maior eficiência, representando ações mais rápidas e otimizadas. Em um mercado cada vez mais competitivo, um projeto também precisa ser modificado e atualizado quando necessário para atender às demandas da gestão. Assim, é muito importante priorizar a flexibilidade quando se utiliza a metodologia ágil.

Como implementar a metodologia ágil?

Para que a metodologia ágil chegue à excelência, a equipe de trabalho deve se basear em valores, comunicação, simplicidade, feedback, iniciativa e respeito. Isso permitirá, por exemplo, a redução de desperdícios, excessos, dentre outros aspectos que podem atrapalhar a qualidade do desenvolvimento do projeto.

Até porque, diante de um mundo movido pela velocidade, a prática traz como premissa a aceleração das estratégias corporativas, representando maiores chances de obter sucesso na entrega das etapas definidas em cronograma. Por isso, é imprescindível saber como utilizar o formato de serviços de maneira adequada, tendo uma maior previsibilidade das atividades e das responsabilidades de cada envolvido.

A seguir, veja outras boas práticas para implementar o método da melhor forma.

Contar com um bom planejamento

O planejamento possibilita a definição de etapas, objetivos e análises sobre as práticas e ações tomadas pelos colaboradores. Com isso, é possível fazer alterações ao longo do tempo, sem que o cronograma sofra qualquer tipo de imprevisto nas atividades planejadas previamente.

Promover o alinhamento da equipe

Promover o alinhamento da equipe é vital para que todos os envolvidos entendam o valor das mudanças e, também, para evitar inseguranças por parte dos membros. Assim, o alinhamento deve ser integral, considerando todos os departamentos e setores da empresa que fazem parte do projeto.

Aprender com os erros

Por fim, todos os erros devem ser analisados em detalhes para que seja possível alterar o cronograma ou, até mesmo, para definir novos caminhos. O importante é que os colaboradores aprendam com os erros, entendendo a raiz que causa o problema, para ter ainda mais chances de acertos futuros.

É de suma importância conhecer todos os aspectos que envolvem a metodologia ágil para que a equipe de trabalho e os gestores usufruam dos benefícios listados. Assim, será possível ter uma melhor previsibilidade das condições, dos custos e dos impactos de cada atividade e, também, das responsabilidades dos indivíduos na tomada de decisões.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e deixe o seu comentário para contribuir com o debate sobre o assunto!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.