Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Entenda o que é e como funciona o mobile learning na prática!

Artigo

Entenda o que é e como funciona o mobile learning na prática!

O ensino a distância não para de crescer em todo o mundo. No Brasil, portanto, não é diferente. Em 2018, por exemplo, estimava-se que cerca de 1,5 milhão de brasileiros estudavam no regime exclusivamente online. Por isso, é fundamental conversarmos mais sobre esse método de aprendizagem.

Um conceito tem contribuído muito para isso. Você sabe o que é mobile learning? Em tradução livre, significa educação móvel. No entanto, ele não está restrito apenas à EAD. É também largamente utilizado em outras metodologias de ensino, como método complementar de aprendizado.

Mas, afinal, quais são as suas vantagens e como esse conceito pode ser utilizado no ensino superior? A seguir, descubra as principais características do mobile learning e saiba por que investir nessa metodologia é uma boa alternativa para os estudos. Boa leitura!

O que é mobile learning?

O mobile learning é um método de ensino que consiste na utilização de ferramentas tecnológicas responsivas aos smartphones para a criação de ambientes de aprendizagem remotos. Portanto, basta dispor de um dispositivo móvel conectado à internet para acessar o conteúdo de qualquer lugar e de forma integrada.

Esse método, como dissemos, pode ser utilizado de forma exclusiva, nos cursos completamente a distância; ou de maneira complementar à educação, em graduações semipresenciais ou presenciais.

Como esse conceito pode ser utilizado?

O mobile learning é uma ótima forma de ensino para complementar a educação e, claro, pode ser utilizado de maneira exclusiva. Ele também é muito útil em momentos atípicos da nossa sociedade, como foi o caso da pandemia de Covid-19, uma doença que assolou todo o planeta em 2020.

Nesse episódio, milhares de estudantes do ensino superior e da educação básica precisaram se adaptar e utilizar os conceitos de mobile learning durante a quarentena. As instituições também tiveram que pensar rápido e buscar alternativas para garantir o aprendizado nesse momento tão complicado.

Quais são as ferramentas mais utilizadas no mobile learning?

Agora, veremos alguns dos recursos mais largamente utilizados na educação tecnológica. Confira!

Videoaulas

As videoaulas são uma ferramenta já utilizada por muitos educadores. Sua principal vantagem é a possibilidade de rever todo o conteúdo, no próprio ritmo, possibilitando uma melhor compreensão sobre o tema. Além disso, a Sala de Aula Virtual permite a interação em tempo real com os professores e toda a classe.

Aplicativos

Alguns aplicativos também podem ser muito úteis no mobile learning, sendo eles criados exclusivamente para isso ou atuando como método complementar. Com apenas alguns cliques, por exemplo, o aluno encontra ferramentas que facilitam o seu dia a dia na organização da rotina ou na inclusão de metodologias no cotidiano, a exemplo do método Pomodoro.

E-books

Os e-books nada mais são do que livros virtuais. Eles podem ser digitalizados em vários formatos e permitem não só a redução de espaço, peso e outros aspectos para o estudante, mas também uma maior acessibilidade ao conteúdo em qualquer lugar.

Plataformas

Por fim, instituições de ensino podem fazer uso de plataformas para incentivar o mobile learning, sendo elas próprias ou, comumente, pré-criadas. Essas ferramentas permitem a organização e padronização de conteúdos, a entrega de tarefas, a presença em aulas virtuais, entre outras funções, tornando tudo mais acessível aos envolvidos.

Quais são as suas vantagens?

Bom, já conversamos sobre o método e até sobre os recursos que fazem parte de sua aplicação. Entretanto, quais são as vantagens de optar por esse tipo de metodologia? Veja algumas a seguir.

Facilidade no acesso

O aluno que utiliza o mobile learning poderá ter acesso irrestrito a todo o conteúdo estudado em qualquer lugar e a qualquer hora. Esses fatores são extremamente vantajosos para quem prefere estudar em determinados horários ou gostaria de revisar a matéria em momentos aleatórios do dia.

Variedade nos métodos de estudo

A questão da facilidade no acesso também implica em algo muito importante: a variedade nos métodos de estudo. O mobile learning é muito democrático e permite que pessoas adéquem os estudos às próprias necessidades e ao próprio estilo de estudar. Assim, vários tipos de inteligência são contemplados e o rendimento da turma tende a crescer.

Personalização dos conteúdos

Muitas vezes, é difícil passar certos tipos de conteúdo em classe, seja por falta de tempo, seja pela dificuldade de encontrar uma abordagem adequada. Com o mobile learning, o docente tem a possibilidade de adequar o seu conteúdo às necessidades da aula e incentivar o aluno a ter um olhar mais atento em algumas questões, como textos e vídeos.

Desenvolvimento de habilidades fundamentais

O uso do mobile learning é excelente para auxiliar o estudante e o corpo docente no desenvolvimento de habilidades, muitas vezes, pouco trabalhadas durante as aulas tradicionais. Três bons exemplos são a autonomia, a inteligência emocional e o autoconhecimento. Com isso, o estudante pode perceber melhor o que o faz aprender e, assim, passar a ter mais controle sobre o próprio conhecimento.

Por que investir em uma instituição que aposte nesses métodos?

Investir em uma instituição de ensino superior que se preocupe com o mobile learning e, consequentemente, com o uso da inovação no dia a dia educacional, é um investimento em longo prazo e para a vida toda. Afinal, esse tipo de estratégia demonstra uma preocupação pela qualidade da educação fornecida aos alunos.

Além disso, o mobile learning prepara o aluno para o mundo real. Hoje em dia, muitos aspectos do mercado de trabalho exigem que o candidato às melhores vagas saiba lidar com a tecnologia e esteja familiarizado com os seus conceitos. O desenvolvimento de certas habilidades também é algo muito valorizado pelos empregadores, tornando-se um importante diferencial competitivo nesse contexto.

Gostou de saber mais sobre o que é mobile learning? Essa é uma estratégia muito bem-sucedida em todo o mundo e que alia, de forma inteligente, tecnologia e educação, trazendo inúmeros benefícios para o ensino e para todos os envolvidos. Por isso, sempre priorize instituições preocupadas com a inovação e antenadas nas novidades educacionais!

Para saber mais sobre nossa instituição e ficar por dentro de todas as novidades, é só nos seguir nas redes sociais! Você pode encontrar a Faculdade Arnaldo no LinkedIn, no YouTube, no Instagram e no Facebook. Até lá!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.